Matérias e Colunas

Os benefícios do vinho para a saúde

Vinho
A temporada mais fria pede um vinho como acompanhante | Foto: Divulgação

 

“O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que têm medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno.”

Henry Van Dyke

 

Chegamos ao meio do ano: junho! Um dos meses preferidos de grande parte dos brasileiros, mês em que começamos a ganhar dinheiro, já que até maio só pagamos impostos. Além disso, temos o dia dos namorados, festas juninas e chegada do inverno. No primeiro domingo de junho – esse ano, dia 7 – é celebrado o Dia do Vinho. O evento acontece em Bento Gonçalves (RS) e em diversos municípios do Rio Grande do Sul há seis anos e, pela primeira vez esse ano, acontecerá na cidade de São Roque, no interior de São Paulo.

Na Europa, o dia 10 de novembro foi batizado como o Dia Europeu de Enoturismo. A data foi criada pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin) em 2009, para congregar as milhares de pessoas que vivem da cultura do vinho em todo o continente europeu. A criação do Dia do Vinho no Brasil mostra, entre outras coisas, como a bebida tornou-se presente no dia a dia dos brasileiros.

Considerado por muitos povos da antiguidade o elixir dos deuses e excelente afrodisíaco, o vinho, além de fazer bem à alma, faz bem à saúde. Talvez venha daí o fato de brindarmos usando a palavra “Saúde”!

Consumido em doses moderadas, o vinho produz benefícios incontestáveis: diminui os riscos de doenças coronarianas, além de prevenir a ação de tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais. Muitos já ouviram falar no “Paradoxo Francês” da medicina, que diz respeito a essa população ter menos cânceres e doenças cardiovasculares, apesar de ter uma alimentação rica em gorduras. A explicação foi que os franceses consomem vinho moderadamente durante as refeições. A uva possui inúmeras substâncias antioxidantes. E uma delas, a trans-Resveratrol ou Res, é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

O vinho melhora a consistência, elasticidade, hidratação e microcirculação da pele. O efeito da ação dos polifenóis do vinho na recuperação da pele é impressionante. Podemos ter essa benção no tratamento das rugas. O efeito dos polifenóis sobre a pele ocorre tanto se forem aplicados quanto se forem ingeridos.

Outra substância presente no vinho tinto, a piceatannol, é capaz de atrasar o envelhecimento das células de gordura, ou seja, impede que elas se desenvolvam, o que leva a uma ajuda na perda de peso. Uma pequena quantidade de vinho aumenta a concentração de hormônios na corrente sanguínea, o que, consequentemente, aumenta a libido. As pessoas que envelhecem bebendo vinho, envelhecem com melhor qualidade de vida, melhor comunicação, melhor nível de atenção, menos agitação e incontinências. Além de aumentar o HDL, o bom colesterol.

E, como saúde é um conjunto de fatores, beber vinho alivia o stress e é ótimo para reunir os amigos. Para os namorados, ainda ajuda a criar um ambiente romântico e descontraído.

 

* Dados:

Instituto Nacional de Saúde Pública de Helsinki (Finlândia)

Universidade de Purdue (EUA)

Women’s Hospital Boston

Fundação Britânica de Nutrição

Revisão: Maíra Ferreira

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!