Matérias e Colunas

Por que maio é o mês das noivas?

Casamento-interna
Por influência católica, maio se tornou o mês das noivas.

A instituição casamento surgiu entre os romanos antigos. Antes disso, os casais se uniam sem grandes formalidades. Roma, com seu sistema de normas e costumes, difundiu a prática social do contrato matrimonial, que garantia a transmissão dos bens para os descendentes legítimos.

Na Idade Média, a livre escolha do futuro cônjuge deu espaço aos acordos pré-estabelecidos pelos chefes de família. Esses “negócios” eram selados com um ritual comandado pelo pai da noiva. Ele lia, à beira do leito nupcial, os termos da transferência da tutela da filha para o noivo em troca de uma quantia de dinheiro ou de bens. Depois, o casal ficava nu para que fossem avaliadas suas condições de procriação.

O enlace matrimonial ganhou o status de sacramento no século IX. Nessa época, a Igreja Católica, que até então se mantinha distante, passou interferir no casamento, estabelecendo um código de ética e moral. Foi no Concílio de Trento (1545-1563), na Itália, que surgiu a regulamentação hoje em vigor.

Por influência dos próprios católicos, maio se tornou o mês das noivas. A escolha está ligada à festa de consagração de Maria, mãe de Jesus. A comemoração do Dia das Mães, no segundo domingo, também contribuiu para a associação com as noivas, apesar de não haver na Bíblia passagens ou citações específicas sobre o assunto.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mês campeão de casamentos é dezembro, o segundo preferido é setembro e em terceiro lugar está maio. A explicação é simples: em dezembro, o trabalhador recebe o 13º salário, férias e outros benefícios.

Na Europa e EUA, o mês de maio é a plenitude da primavera, ou seja, época de muitas flores para serem usadas na decoração e clima ideal para quem não gosta de se casar com neve ou com muito calor.

Mas e no Brasil? O título de “Maio: mês das Noivas” deve ter se dado com o passar do tempo pelos fatores acima, especialmente o religioso, por sermos um país de maioria católica e pela “importação” de costumes europeus. Mas a verdade é que maio não é o mês com maior número de matrimônios no Brasil, conforme já citei acima.

Porém, contrariando as estatísticas, noivos mais tradicionais ainda preferem casar no quinto mês do ano. A definição de maio como mês das noivas vem de uma homenagem dos católicos à festa de consagração de Maria, mãe de Jesus – daí chama-lo também de Mês Mariano.
Como tradição é tradição, e o mês de dezembro já tem muita festa, maio é o mês em que as empresas de produtos e serviços de casamento aproveitam para fazer publicidade sobre a instituição do casamento.

Para garantir isso, o mercado de casamento se agita nesse período, quando geralmente acontecem os principais eventos e workshops de noivas. Por isso, esse é o mês em que a imprensa mais fala de casamento.
Independente de ser ou não ainda o mês mais concorrido, maio é um lindo e especial mês. Se você é tradicional e quer casar em um mês de meia estação, onde tudo combina e cai bem, escolha maio!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!