Matérias e Colunas

Manicuros invadem os salões da região para trabalhar

Manicuros invadem os salões da região para trabalhar
Felipe Almeida é manicuro há oito anos e o incentivo para entrar na profissão veio da sua mãe | Foto: Divulgação

Há certas profissões que são facilmente atribuídas às mulheres. É o caso de empregos na área de beleza, com vagas majoritariamente femininas, um reino construído por elas e para elas. Entretanto, outro cenário se desenha no mercado de trabalho e é visto com entusiasmo por todos. Isso explica o aumento dos chamados manicuros, homens que exercem a função de manicures em salões de beleza para cuidar das unhas dos pés e das mãos dos clientes.

Para Leonardo Fiorani, manicuro do Espaço Juliana Paes, que fica na Barra, a profissão foi apresentada através do seu casamento anterior. Ele trabalhava em planejamento em um hospital no bairro, mas sua ex-esposa o convidou para traçarem um caminho profissional juntos.

Manicuros invadem os salões da região para trabalhar 3
Leonardo Fiorani cultiva amizades no salão em que trabalha. Na foto, uma de suas clientes: Danielle Mantovani | Foto: Arquivo Pessoal

-Fui casado com uma pessoa que era manicure, ela atuava com unhas de porcelana e acrigel e queria muito que trabalhássemos juntos. Aprendi com ela, mas infelizmente não conseguimos prosseguir, tive que continuar sozinho, pois ela faleceu – recorda ele.

Agora, casado novamente e com três filhos, já tem cinco anos de experiência como manicuro e não se arrepende de ter largado o emprego anterior para dar outros passos em uma função bem diferente daquela que exercia.

-Gosto de tudo na profissão, mas o que mais gosto é atender uma cliente antes insatisfeita com as unhas e que sai do salão com um baita sorriso no rosto. É gratificante – revela o profissional que ainda fala sobre a surpresa cada vez menor das clientes atendidas por ele.

Camila Aquino é cliente de Leonardo há dois anos e aprova o atendimento. Suas amigas ficam chocadas quando ela mostra o trabalho do manicuro, já que não acreditam que um homem possa fazer um trabalho tão detalhista e delicado como esse. Para ela, a surpresa de ser atendida por um homem deu lugar a uma amizade verdadeira.

-Ele é atencioso, tem paciência e faz o trabalho com muito carinho e cuidado. Nunca saí do salão insatisfeita – comenta ela.

Manicuro: profissão motivada pelas mães

Segundo Felipe Almeida, profissional do Glam Coiffeur, que fica no Américas Shopping, a maioria de suas clientes nunca tinha feito o serviço com um homem, mas aprova a escolha.  

-Cerca de 90% da minha clientela nunca tinha feito unhas com um manicuro. Elas não ficam inibidas, ao contrário, adoram desabafar, conversar, pedir dicas e sugestões. Acabam se tornam grandes amigas – diz ele.

Para Rogério, manicuro do Studio XK, salão que fica na Barrinha, a surpresa fica pela forma de trabalhar dos meninos.

-As clientes pensam sempre no homem mais bruto e ficam surpresas quando percebem que minha mão é suave – esclarece.

Rogério leva a profissão de casa. Sua mãe era manicure e aprendeu tudo o que sabe com ela, quando há três anos começou a atender em domicílio. Segundo ele, a observação foi o segredo para ter uma excelente técnica, já que sempre prestava atenção ao que ela estava fazendo quando atendia alguma cliente.

Será que em alguns anos já poderemos encontrar homens trabalhando nessa função em todos os estabelecimentos da região? Procurado pela nossa equipe, o Sindicato Nacional de Manicures ainda não tem um número preciso de profissionais atuantes, mas é fácil perceber a tendência crescente de migração de ambos os sexos nas áreas consideradas, anteriormente, exclusivas de mulheres ou homens.

Serviço

Espaço Juliana Paes
Av. Afonso Arinos de Mello Franco, 222, loja 121, Barra da Tijuca.
Telefones: (21) 3936-7999/4999

Glam Coiffeur
Av. Américas, 15.500 (Américas Shopping) – 1º piso, Recreio.
Telefone: (21) 2442-9810

Studio XK
Telefones: (21) 3062-4383/2495-5967

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!