Matérias e Colunas

Categoria:

Empreendimentos na Barra investem em qualidade de vida

morador da barra 2
Perspectiva da Ilha Pura: bairro planejado vai abrigar atletas nos jogos olímpicos | Foto: Divulgação

A Barra da Tijuca é precurssora quando assunto é empreendimentos imobiliários praticamente autossuficientes. O bairro passa por mudanças: recebe investimentos públicos e privados devido aos jogos olímpicos de 2016 e continua a receber novos moradores, como mostrou o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, apontando para um aumento populacional de 47% em uma década.

Um exemplo dessa transformação é o surgimento de um novo bairro (é assim que se autodenomina) dentro da Barra: Ilha Pura. Para se ter uma ideia, a Carvalho Hosken e a Odebrecht Realizações Imobiliárias estão levantando o novo espaço urbano em um terreno de 800 mil metros quadrados de área. Ao todo, serão 31 prédios distribuídos por sete condomínios independentes, totalizando 3.604 apartamentos de 2,3 e 4 quartos. O local sediará a Vila dos Atletas, com uma fatia de 206 mil metros quadrados daquele total. As obras começaram em junho de 2012 e dos sete condomínios, três já foram lançados.

– Os moradores da Ilha Pura vão usufruir de um empreendimentos de alta qualidade, com muitas opções de lazer e serviços. O diferencial é a integração com a natureza, já que é cercada pelas lagoas da Barra, a vista da pedra da Gávea e ainda fica a cinco minutos da praia. Isso é qualidade e vida – explica o diretor-geral da Ilha Pura, Maurício Cruz Lopes.

O projeto ainda estabelece um parque público de 72 mil metros quadrados e um viveiro de 20 mil metros quadrados para fazer parte do paisagismo da Vila dos Atletas, assinado pelo escritório do arquiteto e paisagista Burle Marx. Fora isso, ainda tem a sustentabilidade como norte: foi o primeiro a receber a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) Bairros e Loteamentos no Rio de Janeiro, entre outros.

Empreendimento na Barra valoriza o mixed-used

Um outro empreendimento na Barra que deverá atender visitantes durante os jogos olímpicos é o Link Office, Mall & Stay, uma realização da Dominus em parceria com a Helbor. Ele foi construído em uma área de 27 mil metros quadrados, em frente ao Aeroporto de Jacarepaguá e ao lado do Hospital Unimed. Nele, tem de tudo um pouco: 402 salas comerciais (Link Office), 155 lojas (Link Mall) , um apart hotel (Link Stay) e um espaço aberto multiculral voltado para mostras, exposições, pinturas e arte contemporânea.

A gerente geral do empreendimento, Cristiane Carvalho, comenta que um lugar como o Link que oferece lugar para trabalhar, para comprar e para passar uma temporada traz benefícios para o bairro.

– Atualmente, a Barra é um local onde há uma alta concentração de empresas, condomínios e áreas de lazer. Um empreendimento como o Link valoriza mais a região, trazendo opções diversificadas para inúmeras profissões e atraindo profissionais. Através dele, você pode montar a sua empresa, abrir seu restaurante ou escritório. Ou seja, um local que traz diversas oportunidades ao público da Barra – afirma ela.

Ainda de acordo com ela, o Link poderá entrar na rota da contribuição para a Barra quando os jogos estiverem acontecendo.

– Qualidade de vida (morar e trabalhar num dos locais que será o centro das olimpíadas ), além de atrair turistas para a região devido ao hotel, que é o único na Ayrton Senna, localizado em frente ao aeroporto de Jacarepaguá – afirma ela.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!