Matérias e Colunas

Seja o líder do seu AmiCão e sejam muitos felizes!

Seja o líder do seu AmiCão e sejam muitos felizes!
Luciana Estefanio com Kalifa, sua paixão, explica como ser líder na relação dono x cão | Foto: Arquivo Pessoal

Olá!!! Iniciaremos nosso “ bate papo” conceituando a matilha .

Matilha é o coletivo de cães. No entanto, precisamos esclarecer o conceito de matilha dentro da “ cabecinha” do nosso AmiCão”, ou seja, como ele pensa. Não importa a quantidade de cães presentes, sejam 20, 10, 5 , 2 cães reunidos ou apenas ele e você que para seu AmiCão a matilha está formada!

Dentro desta matilha, alguém tem que ser o líder e no mundo canino o líder nem sempre é o mais forte, mas sim o mais apto, que é aquele quem irá levar o grupo até a água, até o abrigo, até o local de descanso, até a comida etc… Para o Cão, assumir a liderança significa ter um trabalho mais estressante, pois ele assume a sobrevivência da matilha.

No mundo canino, os cães nascem, em sua maioria, para serem seguidores e uma pequena parte para serem os líderes. Ou nasce líder ou não! Não se prepara um cão para se tornar um líder. No entanto, na matilha sempre há o número dois. Quando o líder morre, o número dois assume até que um cão mais preparado apareça e tome o posto de líder.

Seja o líder do seu AmiCão e sejam muitos felizes 2
Luciana Estefanio dá dicas valiosas para quem tem um cão em casa | Foto: Arquivo Pessoal

Para o seu AmiCão você faz parte da matilha dele.

Quando você não toma uma postura de líder para este cão que naturalmente nasceu para ser um seguidor, ele se sente na obrigação de se tornar um líder, mesmo não nascendo para tal e aí começam os problemas que a maioria não entende: latidos constantes, ataques a quem entra e a quem sai da casa, urinas em toda parte para demarcar o território, destruição de coisas etc…

O seu AmiCão precisa de você para se sentir feliz e para se sentir feliz ele precisa de sua liderança. E isso não significa que deverá dominá-lo fisicamente. Você o influenciará em seus pensamentos e comportamento através de suas ações, seus gestos e suas palavras! Cães precisam de amor, limite e orientação.

Seja um líder:

– Como o líder geralmente anda à frente, a maioria dos cães procura ocupar essa posição. Portanto, ao passear com seu cão não permita que ele vá à frente. Ao passar por portas e portões, conduza o seu cão.
– Quando seu cão latir ou pedir alguma coisa, não satisfaça-o imediatamente. Caso contrário, você estará obedecendo às ordens dele e ele interpretará isso como uma prova de que ele é o líder do grupo. Portanto, dê alguns comandos ao seu cão antes de fazer o que ele está esperando.
– Se seu cão não quiser obedecer, ignore-o completamente e não faça o que ele está pedindo.
– Não dispute objetos com seu cão, como por exemplo, por meio de brincadeiras de cabo de guerra.
– Quando seu cão se comportar ou mostrar submissão, elogie-o. Assim, além de mostrar que você é o líder, dará a ele o prêmio de receber atenção ao deixar que você ocupe essa posição.

Deixando seu AmiCão assumir a qualidade de cachorro ele será muito mais feliz e você também.
Curtam muito juntos!!!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!