Matérias e Colunas

Hipnose para concursos

hipnose para concursos
A hipnose ajuda o candidato a se concentrar mais, a reter melhor o conteúdo, entre outros benefícios | Foto: Divulgação

Prestar concurso público é o que muita gente faz, só que isso exige planejamento e horas de estudos. Para sair na frente da concorrência, um caminho encontrado por concursandos é a hipnose clínica. Usada em consultórios, cursos e palestras para estimular e otimizar o aprendizado, ela ajuda a controlar a ansiedade, o estresse e até mesmo auxilia na memorização de conteúdos.

Com o ex-professor de Inglês da rede municipal de Rio Claro, Alexandre da Silva Martins, foi assim. Ele buscou a hipnose para passar nas provas e já foi aprovado em dez deles.

-O resultado é bastante promissor e gratificante – comenta ele, que deixou para trás Barra Mansa, sua terra natal, para entrar no mundo dos estudos na cidade do Rio.

A psicóloga Carolina Veras, com consultório no Recreio, conta que usa a hipnose como mais uma técnica dentro da terapia Cognitivo Comportamental. Primeiramente, ela avalia cada caso e verifica se é possível o paciente se beneficiar da técnica. Em caso positivo, ela segue em frente.

-A hipnose é bastante útil em casos que a pessoa está estudando para concursos e precisa melhorar sua performance, pois trabalhamos intensamente a atenção, o foco, a concentração, a determinação, a disciplina, o controle da ansiedade e de pensamentos que não ajudam. Durante as sessões, o paciente aprende a auto hipnose, recurso que ele utiliza posteriormente sempre que necessário, como por exemplo, na noite anterior à prova, para dormir melhor; no momento da prova, afastando a ansiedade e melhorando a memória e a concentração – esclarece ela, afirmando que normalmente as sessões duram por volta de 30 a 50 minutos e são realizadas uma a duas vezes por semana.

Benefícios da hipnose para concursos 

Estar em transe hipnótico significa estar consciente, atento à voz do hipnoterapeuta e completamente relaxado. Basicamente é um estado entre o sono e a vigília. A candidata Thalita Costa Moraes apostou na hipnose para conseguir a aprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2013, mas ainda busca ajuda para realizar o concurso para delegada.

-Antes de frequentar as sessões de hipnose, eu chorava demais, passava mal, a ansiedade era enorme, mas a técnica me auxiliou na autoconfiança e organização para assimilar o conteúdo das matérias – conta ela.

A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipnonse, Miriam Pontes de Farias, desmitifica a hipnose.

-Ninguém consegue pensar sobre o que não sabe, no entanto, consegue pensar muito bem se tiverem ‘armazenadas’ boas informações a respeito do assunto – diz ela.

A psicóloga, especialista no assunto e com experiência há 15 anos no tema desenvolveu um pioneiro curso de Memória e Técnicas de Estudos para provas e concursos, ministrado em diversas instituições de ensino.

Serviço
Carolina Veras
Telefone: (21) 98212-4500
E-mail: carolinaveras@gmail.com

 Miriam Pontes de Farias
Telefones:
(21) 99221-8462 (Claro)
(21) 98437-9391 (Oi)
(21) 98017-0449 (Tim)
(21) 99728-7969 (Vivo)
(21) 3243-0141(Fixo)

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!