Muito obrigado ou Muito obrigados?

0

 

Salve, salve!!!

Muita gente acha megaestranho quando um grupo de homens ou um grupo de mulheres dizem, respectivamente, assim: “Muito obrigados”, “Muito obrigadas”.

De coração, eu também acho bem estranho… No entanto, se entendermos que a palavra “obrigado” é um adjetivo e que, por isso, deve concordar em gênero e número com a pessoa que fala, fará sentido que um homem diga “Muito obrigado”, que dois homens digam “Muito obrigados”, que uma mulher diga “Muito obrigada” e que duas mulheres digam “Muito obrigadas”. Percebeu a lógica da língua?

Ao dizer “Muito obrigado”, “Muito obrigados”, “Muito obrigada”, “Muito obrigadas”, a pessoa que fala está querendo dizer ela é muito grata, muito agradecida. Engraçado, não? A gente acha bem estranho ouvir mais de um homem dizer “Muito obrigados”, mas não acha estranho esses mesmos homens dizerem “Nós estamos muito gratos (ou muito agradecidos)”. Sim, “obrigado” é o mesmo que “grato”, que é o mesmo que “agradecido”.

Resumo da ópera: se um homem diz que está muito grato/agradecido, se dois ou mais homens dizem que estão muito gratos/agradecidos, se uma mulher diz que está muito grata/agradecida, se duas ou mais mulheres dizem que estão muito gratas/agradecidas, não precisamos nos assustar quando ouvirmos “Muito obrigado” (de um homem), “Muito obrigados” (de dois ou mais homens, ou de um homem e de uma mulher, afinal, a língua é machista, prevalece o masculino, rsrs…), “Muito obrigada” (de uma mulher), “Muito obrigadas” (de duas ou mais mulheres).

Portanto, todos os funcionários e funcionárias da Utilità dizem, ao mesmo tempo, aos seus leitores e clientes: MUITO OBRIGADOS!

Bem… só me resta dizer o meu MUITO OBRIGADO por ter lido este texto até o fim. :-)

 

4,202 total de visitas, 5 visitas hoje

(Visitado1.689 vezes, 59 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Fernando Pestana

Fernando Pestana

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor dos livros "A Gramática para Concursos Públicos" e "As Dúvidas de Português mais Comuns em Concursos". Trabalha há 13 anos em cursos preparatórios para concursos, como o EuVouPassar e o Estratégia Concursos (ambos são cursos on-line). Viaja pelo Brasil dando palestras sobre a língua portuguesa.
09/01/2015 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.