Matérias e Colunas

Dezembro: o queridinho das noivas

Dezembro o queridinho das noivas
Dezembro desbanca o mês de maio, tradicionalmente conhecido como o mês das noivas | Foto: Divulgação

O último mês do ano entrou definitivamente para o calendário das noivas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Registrando um total de 119.884 cerimônias realizadas em 2010 – ano que serviu de base para o balanço – , dezembro é o mês mais procurado para realizar casamentos. Dados atualizados deste levantamento apontam que o número de casamentos realizados no último mês do ano chega a ser 62% maior do que durante o mês de maio – tradicionalmente conhecido como o Mês das Noivas, que, no ranking, aparece apenas na sexta colocação.

Entre os motivos da preferência por dezembro estão o 13º salário e outros bônus que as empresas oferecem para os funcionários. Como a pesquisa abrange o país inteiro e todas as classes sociais, acredito que o motivo principal está nos ganhos extras de fim de ano, como o 13º e outros bônus.

Outro motivo são as férias coletivas e o período das festividades de fim de ano. Os casais aproveitam esse recesso para tirar a lua de mel ou emendar com as férias e ter um tempo maior de descanso. Outro detalhe que torna dezembro um mês disputado é que a época de festas pode facilitar a vinda de parentes distantes à cerimônia.

No fim do ano, os profissionais também ficam com a agenda cheia devido ao grande número de eventos, por isso os noivos devem escolher a data do casamento com antecedência para contratar os fornecedores que desejam. Os casais devem ficar atentos a esse período de intenso calor, que aumentam o risco de pancadas de chuva.

Caso o casamento seja ao ar livre, tenha sempre combinado com o decorador a opção de um toldo para o local. Sites de previsão do tempo ajudam muito, porque no meio da semana já conseguimos saber o tempo do próximo final de semana. Isso ajuda, pois o toldo pode ser contratado apenas na semana anterior, evitando custos desnecessários. Como a estação é quente, será necessário um local bem ventilado ou refrigerado e bebidas refrescantes, como água e sucos, para os convidados aproveitarem a comemoração.

Cuidado com a combinação do calor com a maquiagem para que ela não derreta! Reserve a data junto aos convidados com bastante antecedência, pois as agendas geralmente ficam mais lotadas com confraternizações e feriados.

Acho Dezembro um mês feliz, de festas, união, celebração. Felizes são as noivas que conseguem a data com os profissionais que escolheram e a disponibilidade dos locais onde serão cerimônia e recepção.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!