Matérias e Colunas

Terapia para animais

terapia de animais
Acupuntura é indicada para doenças crônicas animais | Foto: Luciana Lorenzi

Que os animais têm sentimentos como os humanos ninguém duvida. Mas o que poucos sabem é que as dores crônicas que os bichinhos sentem podem ser aliviadas à base de terapia, sem o uso de medicamentos que, em muitos casos, causam efeitos colaterais. A acupuntura veterinária, a fisioterapia e até a nutrição animal são opções eficazes na melhora da qualidade de vida dos pets.

Terapia para animais

Há 15 anos, o veterinário Max Freire, sócio-fundador da Clínica Vet Physical, trabalha com acupuntura e fisioterapia animal. Além de cachorros e gatos, ele conta que já atendeu pinguins, corujas, papagaios e teiú (um tipo de lagarto grande).

Segundo ele, a acupuntura é indicada no tratamento de qualquer doença, possibilitando a diminuição ou parada no uso de medicamentos e melhora no sistema imunológico. Já a fisioterapia é indicada para a reabilitação músculo-esquelética (dor no músculo, ligamentos ou tendões), com a finalidade preventiva, cura e diminuição do tempo de recuperação da lesão.

— Não é incomum atendermos animais que pararam de andar e que, após o tratamento, retornam às suas atividades normais. É muito gratificante ver a melhora dos meus pacientes.

terapia de animais
As sessões de hidroterapia preservam as articulações do paciente | Foto: Vet Physical – Unidade Vargem Grande

Dr. Freire conta que, mesmo os animais mais agressivos e agitados, respondem bem ao tratamento e não há problema de os donos assistirem às sessões, que contam com laserterapia, ultrassom, eletro e hidroterapia, na qual o cão pode caminhar dentro da água, sem sobrecarregar as articulações.

— Todas as sessões podem ser acompanhadas por seus responsáveis, contanto que eles não interfiram deixando seus cães mais ansiosos ou inquietos.

A Drª Luciana Lorenzi, que tem formação em acupuntura veterinária e fitoterapia chinesa, também defende o uso dessas terapias no lugar dos medicamentos.

— Em muitas doenças crônicas, os clínicos veterinários ficam com poucas opções de tratamento e acabam optando pelo uso de anti-inflamatórios, que causam efeitos colaterais. Com a acupuntura, o paciente não ficará curado da doença, porém podemos controlar as suas dores, melhorando a sua qualidade de vida. Os animais idosos são os que mais sofrem de dores crônicas e o tratamento causa um enorme bem-estar. Fico muito feliz quando vejo meu paciente me receber na porta, feliz, com o rabo abanando, demonstrando sinais de que está bem.

Nutrição animal

Não há nada melhor para manter os animais saudáveis do que uma alimentação balanceada. Assim pensa a Drª Isabela Kieling, médica veterinária há 10 anos, especialista há seis em nutrição animal.

terapia de animais
Cinesioterapia: técnica de fisioterapia animal | Foto: Divulgação

— Preciso de uma conversa aberta e sincera para saber como o dono procede com seu animal para então estabelecer o tratamento. Para os casos de obesidade, se o proprietário também for obeso sei que encontrarei dificuldades para o tratamento, pois, possivelmente, não seguirá as restrições e provavelmente irá rolar um agrado com um pãozinho ou bolo ou qualquer outra guloseima – explica.

Mas se o dono segue a dieta do bichinho, os benefícios podem ser recompensadores. Entre eles, a médica destaca melhorias na pele, pelos vistosos e fezes menos fétidas.

Educar é preservar

Para proteger os animais, o segredo é educação. Essa é a ideia por trás do projeto “Educar é preservar”, do veterinário Uily Oliveira. O intuito é promover o encontro de pessoas com animais, ensinando, entre outras coisas, sobre a fauna e esclarecendo dúvidas e mitos culturais. Os principais alvos são as escolas e instituições carentes.

— Levamos o conhecimento a crianças, jovens e adultos de todas as idades através de palestras de educação ambiental, nas quais abordamos assuntos importantes como criação, preservação da fauna e flora silvestre brasileira, posse responsável, curiosidades, história, legislação e bem-estar animal. Por exemplo: para adquirir um mascote é preciso estudar muito seus hábitos e necessidades, de modo a tomar uma decisão consciente. Não se pode comprar ou adquirir animais por impulso, pois nem sempre aquele bichinho tão interessante é adequado ao nosso dia a dia.

Imperdíveis

Vet Physical

Endereço: Estrada dos Bandeirantes, 22.774 – Vargem Grande
E-mail: vetphysical@vetphysical.com.br
Site: www.vetphysical.com.br
Atendimento com hora marcada (atende todo tipo de animal)

Telefone: (21) 9889-5185 (Dr. Max Freire)

Drª Luciana Lorenzi

E-mail: vetlorenzi@yahoo.com.br
Telefone: (21) 99130-4559
Atendimento em domicílio somente para cães e gatos

Drª Isabela Kieling
E-mail: isabelakieling@gmail.com
Telefone: (21) 97266-8883
Atendimento em domicílio somente para cães e gatos

Educar é preservar

Fan Page do projeto no Facebook: www.facebook.com/educarepreservar

Informações e agendamentos pelos telefones: (21) 97254-4512 / 3958-0578

O veterinário Uily Oliveira leva para as palestras animais exóticos como araras, ararajubas e jiboia.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!