Matérias e Colunas

Categoria:

Prainha recebe certificado Bandeira Azul 2014/2015

Bandeira Azul é novamente da Prainha | Crédito: Leandro Amaral
Bandeira Azul é novamente da Prainha | Crédito: Leandro Amaral

Que a Prainha é paradisíaca todos em nossa região estão cansados de saber. A fama da praia do Recreio chama a atenção, também, em outras partes do mundo. Por mais uma temporada, em reunião realizada em Copenhagen, na Dinamarca, o Júri concedeu o certificado Bandeira Azul à Prainha. A temporada 2014/2015 começará oficialmente a partir do dia 1 de novembro e as bandeiras devem ser hasteadas nas praias que receberam o selo até, no máximo, 15 de dezembro.

Gestor do Parque da Prainha e Presidente da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, Abílio Fernandes comemora o selo.

— Aí está a prova de que o trabalho vem sendo bem realizado. A gente está conseguindo manter as exigências que foram estabelecidas pelo Júri Internacional. O Bandeira Azul é um complemento de preservação daquela área. É um selo de qualidade internacional que passa credibilidade aos turistas. A responsabilidade já está embutida no fato de a Prainha ser uma unidade de conservação — aponta o gestor.

O SELO

O certificado é uma espécie de comprovação de qualidade, e, para recebê-lo, a praia responsabiliza-se com o cumprimento de critérios distribuídos em quatro categorias (educação ambiental, segurança e equipamentos, qualidade da água e gestão ambiental). Para ser certificada, a praia ou marina deve passar por três instâncias de avaliação, inicialmente pelo Operador Nacional do Programa (no Brasil é o Instituto Ambiental Ratones), em seguida pelo Júri Nacional e finalmente pelo Júri Internacional.

BRINDE À PRAINHA

No dia 22 de novembro, às 10h, haverá café da manhã na cerimônia de entrega da bandeira, quando um membro do Júri levará o novo pendão à Prainha. Todos poderão participar e a entrada é franca.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!