Matérias e Colunas

Categoria:

Matrícula para alunos da Educação especial vai até dia 31

Para alunos especiais a renovação de matricula é feita automaticamente | Crédito: divulgação
Para alunos especiais a renovação de matricula é feita automaticamente | Crédito: divulgação

A fim de dar maior atenção às crianças da Educação Especial –  alunos portadores de deficiência – acontece, pela terceira vez, a matrícula de crianças em período exclusivo, de 21 a 31 de outubro.

Para tanto, os pais interessados em matricular seus filhos na rede municipal em 2015 ou fazer a transferência de escola devem preencher um cadastro na internet, no endereço eletrônico matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br. 

Os pais que não tiverem acesso à internet poderão dirigir-se até um dos polos de atendimento com acesso à internet gratuita, que serão disponibilizadas pela prefeitura em 57 unidades da rede municipal e que funcionarão das 8h às 16h. A boa notícia é que aqueles que já estudam nas escolas da Prefeitura do Rio terão a matrícula renovada automaticamente.

A região possui diversas escolas à espera do cadastro. Nelas, são os pais que escolhem como seus filhos vão estudar: em classes comuns, ou em classes ou escolas especiais, bem como por meio do atendimento itinerante domiciliar. Os pais definirão a forma de atendimento das crianças após uma reunião com especialistas do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA).

Instituto Municipal Helena Antipoff 

O Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) é o responsável pela educação de crianças e jovens com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação nas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.

Desde o fim dos anos 70, o IHA trabalha como um Centro de Referência de produção de conhecimento, metodologias e materiais didático-pedagógicos para o ensino dos alunos, público-alvo da Educação Especial.

O sistema funciona no sentido de programar as Políticas Públicas de Inclusão, mantendo equipes junto às 11 Coordenadorias Regionais de Educação, em consonância com as orientações da Secretaria Municipal de Educação e do Ministério da Educação.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!